ANANDA JYOTI PALACKAPILI
Natural de Kerala, estado do sul da Índia, Ananda Jyothi vive no Brasil há mais de 10 anos, desde quando iniciou o trabalho e pesquisa que propõe o encontro musical e espiritual entre Índia e Brasil.
No início de sua jornada pela música e astrologia, Jyothi foi durante 12 anos um viajante em seu país, buscando várias tradições espirituais da Índia encontrando e aprendendo com muitos mestres e Yoguis. Nestas caminhadas, teve a oportunidade de conhecer várias tradições musicais folclóricas e clássicas indianas.
Descobriu as várias interpretações da leitura das palmas, conhecimento que adquiriu ainda muito cedo com o astrólogo da família em Kerala.
Estudou a percussão tradicional Tabla, na cidade de Varanasi, com o professor Dinesh Prasad. Também no caminho espiritual, tornou-se discípulo do Swami Vanaya Chaitanya e sua esposa Ma Shakuntala, seguidores da tradição de Nataraja e Narayana Guru. Foi no Gurukula que estudou Vedanta e filosofia ocidental.
Após explorar seu país, foi para a Europa pela primeira vez como convidado e palestrante do encontro “Universal Peace through Arts” da Ordem Sufi Ocidental. Atendeu vários seminários em diferentes países da Europa, aproveitando as viagens para conhecer as tradições musicais de cada região. Passou pela Inglaterra, Áustria, Suíça, Holanda, Itália, França, Espanha e Grécia. Na Grécia, estudou durante um ano filosofia comparativa indiana e ocidental, seguindo o caminho e descobertas do mestre Nataraja Guru.
Ao chegar no Brasil, conheceu a música brasileira e tocou com diversos músicos, acompanhando com sua Tabla shows de MPB, Bossa Nova e Jazz. Ao longo dos anos tem realizado muitos shows de música indiana por várias cidades brasileiras. Com seus parceiros musicais de diferentes regiões busca o diálogo sonoro entre Índia e Brasil. Em 2009 chega ao seu quarto cd musical gravado no Brasil.
O trabalho e estudos em Leitura das Mãos acompanha Ananda Jyothi há mais de 20 anos. Na Índia sempre é procurado por amigos, empresários, artistas e todos os tipos de pessoas, até pelos descendentes das famílias reais, que ainda mantém a tradição de ler as mãos antes de qualquer tomada de decisão. No Brasil atende nas principais capitais brasileiras onde existe grande interesse por esse trabalho de ajuda, orientação e auto-conhecimento.
Ao lado de sua esposa e produtora cultural, fundou a Tantri Arte e Cultura, organização sem fins lucrativos que trabalha pelo intercâmbio cultural entre a Índia e o Brasil. Foi consultor e assessor cultural da Embaixada da Índia em Brasília durante cinco anos, nos quais recebeu e organizou turnês de artistas indianos pelo Brasil e organizou eventos culturais.
Ananda Jyoti, realiza atendimento de quiromancia védica no Instituto Naradeva Shala.
Veja mais detalhes sobre o seu trabalho nos web sites:
www.mantrabrasil.com ou www.tantriarte.com