Acesso exclusivo do aluno

Artigo detalhe

 

O mundo através dos sentidos

por Dr. Robert E. Svoboda (B.A.M.S.)
02/05/2016

por Dr. Robert Svoboda

Embora essas medidas quantitativas possam ser, por vezes muito úteis, medições qualitativas podem ser ainda mais úteis para estabelecer a qualidade de vida de um indivíduo. Tudo o que nós, como seres humanos, conhecemos do mundo físico é experienciado através dos nossos sentidos, e estes sentidos organizam as nossas experiências de acordo com a sua qualidade. Por exemplo, duas pessoas podem experienciar a temperatura de duas maneiras diferentes. A mesma temperatura absoluta pode ser experienciada de forma diferente por duas pessoas, sendo fresco para um e quente para o outro.

Estas qualidades são organizadas pelo organismo de acordo com os três doshas: vata, pitta e kapha. Entender estes três doshas é a chave de como usar Ayurveda para promover a saúde. Os doshas são energias ou poderes que fazem o corpo trabalhar e fazem funcionar o metabolismo. Cada dosha tem qualidades características; quando se consome alimentos e se executam atividades que possuem essas mesma qualidades, esse dosha será estimulada.

Vata, por exemplo, às vezes chamado de elemento ar, é seco, leve, frio, áspero, irregular e móvel. Quando se consumem alimentos que são secos e ásperos e frios, ou se realizarem atividades que sequem, arrefeçam ou tornem o corpo áspero, existe a possibilidade de que vata aumente no corpo ou a força dessa ação seja reforçada. Da mesma forma, pitta é quente, ligeiramente oleoso, intenso, cortante e liquido. Quando se consomem coisas como óleo de mostarda, coisas muito quente, oleosas e fortes, ou quando se executam atividades, como ficar irritado, que aumentam qualidades semelhantes, é provável que o pitta no corpo aumente. Kapha é calmo, pesado, oleoso, sem brilho, relativamente imóvel, e muito parecido com iogurte. O consumo de iogurte, ou fazer coisas semelhantes, como dormir, aumentará a tendência para que o kapha no corpo aumente.

Nenhuma destas coisas são boas ou más num sentido absoluto. O seu valor relativo é determinado pelas qualidades que são úteis ao indivíduo numa determinada altura. Quando se consomem certas qualidades, esta podem aumentar ou diminuir um dosha em relação às outras doshas no corpo, o que resulta num aumento relativo ou prejuízo para o equilíbrio homeostático que é uma expressão de saúde.

Há dois fatores principais que determinam como é que estas qualidades irão afetar um indivíduo. A primeira é a magnitude da qualidade, o segundo é a sensibilidade do individuo. Se uma pessoa é extremamente sensível ao frio, pode ser menos capaz de resistir a uma certa magnitude de frio do que alguém que é relativamente insensível ao frio. A quantidade de frio pode ser a mesma, mas as duas experiências de frio pode ser muito diferente. Estas diferenças são causadas pela força dos doshas no seu sistema.

Traduzido de: Ayurveda Healing – 1º Capítulo
© Copyright 2007 Dr Robert E. Svoboda | Published by http://www.bigshakti.com
Traduzido livremente por Ricardo Barreto: https://ajanelavedica.wordpress.com

Dr. Robert E. Svoboda (B.A.M.S.)

Formado em Medicina Ayurveda e Cirurgia, na Universidade de Pune em 1980, recebeu assim o titulo de Ayurvedacharya (B.M.A.S.). É o primeiro Ocidental a se formar em uma faculdade de ayurveda (1980) e assim ser licenciado para a prática do ayurveda na Índia. Viveu na Índia de 1973-80 e 1982-86. Neste tempo teve contato permanente com o seu mentor Vimalananda Aghori que o tutelou em ayurveda, yoga, jyotish (astrologia), tantra e outras disciplinas. Em junho de 1973 foi o primeiro membro branco a ser iniciado na tribo Pokot no norte do Quénia. De 1975-80 venceu todos os prêmios de excelência acadêmica em ayurveda na Universidade de Pune incluindo o premio Ram Narayan Sharma. Desde 1985 viaja o mundo realizando palestras, ministrando consultoria ensinando e escrevendo. Faz parte do corpo docente como professor adjunto do Instituto do Dr. Vasant Lad, no Novo México e da Universidade Bastyr, Kenmore, WA. Autor dos livros: The Hidden Secret of Ayurveda (1980), Prakriti: Your Ayurvedic Constitution (1988), Ayurveda: Life, Health and Longevity (1992), Tao e Dharma Tao and Dharma (com co-autor Arnie Lade) (1995) este com edição em português e Ayurveda para Mulheres, Ayurveda for Women (1999). É autor de diversos outros livros sobre hinduismo, tantra, astrologia, vastu etc. Dr. Robert Svoboda é sem sombra de dúvida a maior autoridade ocidental do ayurveda.
ayurveda; ayurvédica


Mais Artigos



Mais Colunistas

Contato

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: (11) 3862.7321 (Telefonica/ Vivo fixo) Telefone Celular/ WhatsApp: (11) 94748.9690 Email: atendimento@naradeva.com.br