Acesso exclusivo do aluno

Artigo detalhe

 

Laya Yoga

por Profa. Margareth Gonçalves (Devidasika)
08/11/2011

Laya Yoga é um sistema Shaiva/Shakta(o poder feminino entrelaçado com o poder masculino) de praticar Yoga com base na concentração da mente de forma específica sobre si mesmo fazendo com que a energia da consciência apareça expontaneamente.

Laya é um substantivo que significa "dissolução" ou "absorção".

A prática do Laya Yoga é descrita como profunda concentração, fazendo com que a absorção dos princípios cósmicos em nós, surja, pouco a pouco, em nossa vibração espiritual, trazendo até nós a Suprema Consciência, ou seja, o Supremo Poder.

Isso libera a consciência de tudo o que não é Espiritual, onde realizamos nossa potência luminosa divinamente adormecida em nosso plexo básico.

Sómente o Eu Trancendental consegue dissolver nossos apegos humanos, trabalhando na dissolução da memória, nas experiencias sensoriais em busca da direção da felicidade.

O Laya Yoga trabalha com todas as impressões de nossa mente que se acumularam ao longo da nossa vida, sendo um libertador de todos os obstáculos e limitações que conquistamos em nós, através dos karmas negativos, ou seja, de ações primárias.

Ela também coopera na dissolução de nossas inclinações naturais (índoles negativas, Samskaras) fazendo que essas sementes se dissolvam e se tranformem em energias vitais.

Sendo assim, ela transforma nossa natureza inferior trAnsformando-as em forças espirituais mais elevadas.

O termo "Laya Yoga" é geralmente usado de duas maneiras diferentes: em primeiro lugar, referem-se a um método muito particular de prática ou até mesmo um único exercício (sadhana), que derrete os condicionamentos mentais, ou as causas do sofrimento.

O segundo significado se refere a um sistema de iniciação de muitas faces e que visa levar o praticante para a libertação (através dos métodos de absorção e dissolução).

Depois que o Ser percebe sua força vital (Pavana), sua identidade mental dissolve-se, tornando-se um ser estável e daí, deste ponto,torna-se totalmente pronto para alcançar seu estado de Bem -Aventurado.

O nível de Laya Yoga é considerado um dos estados espirituais mais elevados do Yoga.

É descrito também como a entrada da Alma (Purusha) do Absoluto , do Eterno.

Vindo do nosso lado, é a entrada em D'eus, indo para a Consciência Divina, que se unifica na Consciência Maior, realizando o "Bhávana".

O Laya Yoga é identificado como sendo o quarto nível de expansão da consciência chamado "Turiya".

Ela utiliza, Mantras, Mudras, Yantras, Som, Forma, Cores, Sinais e Símbolos (mandala).

Os Mantra purificam nossos órgãos da fala, dos sentidos e da audição.

Os Mudras permitem que as energias superiores fluam através de todo o nosso corpo.

Os Yantras nos permite maiores contatos com Seres Dimensionais.

A Visualização, o Ritmo da Respiração e da Oração (mantra) também fazem parte desta prática.

A base do "Laya Yoga" é puramente Mística, um modo de unificação com D'eus ( despertar a Alma, ou Divina Essência Universal).

REFERENCIAS:
1.^ Stenhouse, Janita, The Polair Illustrated Yoga Dictionary, Polair Publishing, 2009, p.73
2.^ S. S. Goswami, Layayoga, Routledge & Kegan Paul, 1980, p. 68.
3.^ Feuerstein, Georg, Hohm Press, Third Edition, 2008, p.54

Profa. Margareth Gonçalves (Devidasika)

Praticante e estudiosa de Suddha Raja Yoga desde 1974, Gnana Dhatha (Sacerdotisa) da Suddha Dharma Mandalam, recebeu o título honorário em 2004 de Ashrama Acharya (Instrutora) reconhecido pelo Conselho Mundial de Yoga. Yogaterapeuta especializada em Psicologia do Yoga, também capacitada em outras técnicas como: gemoterapia, florais, reiki, cromo e laya yoga. Fundou em 1994 o Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala.
suddha dharma, yoga, meditação


Mais Artigos



Mais Colunistas

Contato

| Naradeva Shala | Instituto de Cultura Hindu

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: 11 3862.7321 ou WhatsApp: 11 94748.9690 Email: atendimento@naradeva.com.br