Acesso exclusivo do aluno

Artigo detalhe

 

O Ayurveda e o Outono

por Prof. Erick Schulz
19/03/2013

Veja o que o Ayurveda fala sobre como aproveitar a estação

Já entramos nos últimos dias do Verão (calor e umidade). Nosso corpo, mente e energia começam a se preparar para entrar no Outono que é um clima mais frio e seco. Na maior parte do território brasileiro percebemos pequenas alterações em algumas cidades e regiões.

O outono de acordo com o Ayurveda é um estação Vata (Ar + Éter) e pessoas com este tipo de constituição ou que possuem tendência a desarmonizar este dosha são as que mais devem se cuidar.

Na visão do Ayurveda o ideal é que as pessoas se preparem para a nova estação que irá entrar cerca de um ciclo lunar completo, isso dá 28 dias antes da entrada da nova estação, aproximadamente.

O melhor programa ayurvédico que as pessoas podem seguir nesse momento é baseado na sua Rotina. Segue alguns exemplos:

1- A auto massagem com óleo é muito bem vinda. Pelo menos nesses 28 dias anteriores a entrada do outono, devemos nos banhar todos os dias com óleo de gergelim ou amêndoa ou rícino. Este último para os com predomínio Vata;

2- Diminuir o ritmo da vida, ficar mais em silencio;

3- Manter uma regularidade na hora de nossas refeições;

4- A alimentação nesse período deve ser morna/quente, nutritiva e úmida. Nunca ficar mais de três horas sem comer nada e sempre comer com a mente calma, sem assistir televisão ou conversar ao mesmo tempo. Nunca beber nada ao mesmo tempo que estiver comendo;

5- Durante o outono, inclua na sua rotina diária: chás de frutas, ervas e especiarias de qualidade doce e levemente picante além de banhos quentes de imersão, sauna úmida e meditação.

6- Procure comer as frutas e legumes da estação, pois são eles que vão lhe propíciar todos os nutrientes, sabores e enzimas que voce precisa para esta estação. Isso sem falar, que são eles os que tem menos agrotoxico.

7- Durante esses dias em que se aproxima o outono, procure diminuir o quanto possível, sal, açúcar e alimentos industrializados. Beba mais leites de vegetais, como amendoas, arroz e aveia, por exemplo.

Sabores do Outono: azedo, doce, salgado
Sabores que devem ser evitados: amargo e adstringente
Sabor que deve ser reduzido: Picante

O outono é a estação do ano que a energia (prana) movimenta-se com mais intensidade para dentro e para baixo, sendo assim, é um época para colher e se armazenar para o inverno, tranquilizar a mente e buscar nutrir a paz interna. Uma vez que saímos de uma estação de extroversão que é o verão, o outono pede para fazermos uma pausa para organizar.

Desta maneira, evite o álcool, que é excessivamente estimulante e perturba o movimento introspectivo do outono, podendo desencadear pensamentos obscuros. O outono, assim como a primavera, é uma das estações que o ayurveda recomenda as rotinas de desintoxicação leves e profundas (panchakarma), sendo um periodo muito auspicioso para iniciar um tratamento ayurvédico.

Devemos lembrar que todos os doshas devem ter seus cuidados na entrada de qualquer estação do ano, no Outono o principal é o Vata. Uma dica bem importante para todas as pessoas que estão em equilibrio é tomar uma colher de chá de triphala com água morna pela manhã em jejum durante 28 dias antes da entrada do outubro e 28 dias depois da entrada do outono.

Espero que tenham gostado das dicas e caso precisam de qualquer informação mais profunda, podem marcar um consulta com algum de nossos profisionais de Ayurveda.

OBS: Nenhum dica ou informação que consta nesse post substituí um profissional qualificado em ayurveda.

Prof. Erick Schulz

Erick foi criado nos moldes tradicionais do Sanatana Dharma (sabedoria Perene). Aos 15 anos de idade por influência de sua mãe e por decorrência da fundação do Instituto Naradeva Shala em 1994, começou a se aprofundar nos estudos do ayurveda e yoga. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).
ayurveda, tri dosha, dosha, ayurvédica, medicina indiana


Mais Artigos



Mais Colunistas

Contato

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: 11 3862.7321 ou WhatsApp: 11 94748.9690 Email: atendimento@naradeva.com.br