Acesso exclusivo do aluno

Artigo detalhe

 

Entrevista: Índia - Um lugar incrível

por Prof. Erick Schulz
09/01/2008

Entrevista realizada pela jornalista Daniela Neiva para o Boletim do Ayurveda publicado pela Associação Brasileira de Ayurveda - ABRA

Numa atmosfera que tanto inspira a divindade e também de grandes contrastes culturais, vive um povo que sabe respeitar a natureza como poucos. É por isso que o Ayurveda, a ciência da vida e da longevidade, nasceu na Índia.

Dr. Aderson Moreira da Rocha e Prof. Erick Schulz estiveram lá e compartilham conosco um pouco de suas percepções sobre a inesquecível experiência de reciclar conhecimentos neste local de sagrada beleza que, na visão de ambos, se resume muito bem por seu slogan: Incredible India!

O Ayurveda foi a inspiração e o objeto de estudo desta viagem. Deu para notar alguma evolução na aplicação de técnicas ayurvédicas na Índia contemporânea?

 

Dr. Aderson

Estudei por quatro meses na Gujarat Ayurved University e fiquei impressionado com o volume de pesquisas em Medicina Ayurvédica que eles produzem por ano. A grande evolução é que eles procuram referendar através destes estudos os resultados terapêuticos do Ayurveda na Índia do século XXI.

 

Prof. Erick

Podemos notar a evolução em todas as partes da Índia e no Ayurveda também. São muitos os lugares, hospitais e clínicas que já utilizam mecanismos de tecnologia moderna para a confecção de remédios, óleos medicinais e até de macas eletrônicas com botões, tudo automatizado para a realização dos procedimentos ayurvédicos. E existe também a evolução do indiano em se abrir mais para os estudos feitos no ocidente.

 

Os benefícios desta evolução são observados nos pacientes?

Dr. Aderson

Como as pesquisas sobre o Ayurveda estão em grande profusão, os médicos têm maior segurança e os tratamentos são validados por referências modernas, e não apenas naquelas com base nos antigos clássicos. Assim, o paciente aproveita claramente o poder terapêutico do Ayurveda que o ocidente desconhece e, desta forma, podemos elevá-lo de fato ao nível que ele merece: “A ciência da saúde e da longevidade”.

 

Prof. Erick

Os benefícios são para todos, e não somente para os pacientes. Lembro-me da dificuldade para entender o Ayurveda quando comecei a estudá-lo. A tecnologia e o estudo laboratorial de muitos aspectos do âmbito do Ayurveda facilita o entendimento dos profissionais e enriquece os conhecimentos que transmitimos aos pacientes

 

Nas fotos da viagem, há registros de momentos de prática meditativa e de visita a locais de singela beleza. O que fez desta viagem à Índia uma experiência diferente das demais?

Dr. Aderson

Um momento muito marcante foi minha permanência por 11 dias no Ashram da Yogoda Satsang Society de Yogananda no Himalaia, em Dwarahat, e poder participar de práticas intensivas de meditação com os monges indianos. O mais especial da Índia é que ao embarcar em seu território, o viajante pode esperar o inesperado.

 

Dr. Erick

A Índia é pátria-mãe do Ayurveda e um dos territórios habitados mais antigos do mundo. Fiquei impressionado com seus contrastes culturais e pude perceber algo inesquecível: não se vê ninguém bravo, ao contrário, tem sempre alguém sorrindo para você, independente da situação que esteja vivendo naquele momento.

Prof. Erick Schulz

Erick foi criado nos moldes tradicionais do Sanatana Dharma (sabedoria Perene). Aos 15 anos de idade por influência de sua mãe e por decorrência da fundação do Instituto Naradeva Shala em 1994, começou a se aprofundar nos estudos do ayurveda e yoga. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).
ayurveda, tri dosha, dosha, ayurvédica, medicina indiana


Mais Artigos



Mais Colunistas

Contato

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: (11) 3862.7321 ou (11) 94748.9690 (whats) Email: atendimento@naradeva.com.br