Acesso exclusivo do aluno

Artigo detalhe

 

Entre no clima

por Dr. Scott Blossom
10/07/2012

Mantenha a libido forte equilibrando corpo, mente e emoções
 
Tradução: Patrícia Ribeiro

O melhor afrodisíaco do mundo é ter um parceiro sexual que verdadeiramente ama. Assim diz o Charaka Samhita, um dos “três grandes” textos clássicos da medicina ayurvédica. Mas isso pode soar como uma simplificação romântica se você está sofrendo de um declínio significativo na sua libido normal.

Segundo a medicina ayurvédica, uma diminuição da libido pode resultar da virada psicológica e emocional, ou de uma doença física, como a saúde reprodutiva enfraquecida que pode ser assinalada por má circulação e problemas digestivos. E os níveis elevados de estresse ficam no topo da lista. Estar fisicamente relaxado e emocionalmente satisfeito são componentes essenciais para a excitação sexual. Nós precisamos de um ambiente seguro, acolhedor e sentirmo-nos equilibrados no corpo e na mente para acender o desejo.

Naturalmente, o desejo sexual varia no ritmo e na intensidade com a idade e ciclos hormonais, e pode ser afetado por dieta, medicação e pelas exigências das relações e do trabalho. Às vezes, a redução da libido é a resposta do corpo a outras necessidades. Por exemplo, uma pessoa que está sobrecarregada por um período de tempo pode tornar-se fisicamente esgotado e isso reduz a sua vontade de outra coisa senão comer e dormir. O mesmo pode ocorrer em momentos de aflição. E, de acordo com os ensinamentos do Yoga e do Ayurveda, é natural e saudável para a libido mudar, como quando fazemos um retiro para intensificar a nossa prática espiritual.

A chave para a gestão de uma unidade de sexo saudável é lembrar que trabalho, entretenimento, dieta e relações têm um impacto sobre a saúde. Perceber os sinais de alerta no corpo e estar em sintonia com o estado emocional podem fornecer pistas valiosas para realinhar sua mente, coração e prana (força vital) para equilibrar sua libido.

Poção do amor
Prove este afrodisíaco feito de ervas e temperos ayurvédicos para ajudar você e seu parceiro a entrarem no clima. De acordo com o terapeuta ayurvédico Scott Blossom, os ingredientes abaixo nutrem o shukra, ou os tecidos reprodutivos e os fluidos sexuais.
Cozinhe em fogo brando uma xícara de leite de amêndoas com outros ingredientes (encontrados em lojas de produtos naturais) por 5 minutos. Derrame em duas xícaras e faça um brinde com seu amor.

½ colher (chá) de pó de ashwgandha
½ colher (chá) de pó de shavatari
½ colher (chá) de ghee (manteiga clarificada)
¼ de colher (chá) de raiz de alcaçuz em pó
¼ de colher (chá) de pó de gengibre
1 tâmara em pedaços
uma pitada de noz-moscada

Artigo editado no site da Revista Yoga Journal: http://yogajournal.terra.com.br/show_yoga.php?id=1110

Dr. Scott Blossom

Doutor em Medicina Chinesa Tradicional, professor de Shadow Yoga e consultor em Ayurveda. Sua prática de Yoga se estende por mais de vinte anos e há mais de quatorze anos vem lecionando. Seus principais professores são Zhander Remete, fundador do Shadow Yoga e Dr. Robert Svoboda, reconhecido doutor e acadêmico em Ayurveda.


Mais Artigos



Mais Colunistas

Contato

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: 11 3862.7321 ou WhatsApp: 11 94748.9690 Email: atendimento@naradeva.com.br