Acesso exclusivo do aluno

Artigo detalhe

 

Entrevista: com Erick Schulz - 2006

por Prof. Erick Schulz
19/04/2006

“A Medicina Ayurveda é a forma indiana de buscar saúde”
Vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda explica a terapia, que associa uso de plantas à meditação e yoga

Segundo o site www.ayurveda.com.br a medicina ayurvedica (avur=vida e veda=conhecimento) é uma ciência hindu que estuda há saúde 5000 anos. Essa prática utiliza de plantas medicinais, cuidado com a alimentação, yoga, astrologia hindu (para a medicina ayurvedica o cosmo e o individuo estão ligados), massagens, aromaterapia (uso de essências) e a gemoterapia (terapias através das gemas=pedras).

O Purva Karmas é uma técnica dentro da ayurveda para diminuir os sintomas de doenças, buscando atingir o equilíbrio dos Doshas que são os três humores biológicos do corpo.

O yoga, talvez um dos exercícios mais conhecidos da medicina Hindu, tem por princípio buscar o equilíbrio de mente e corpo através da concentração obtendo a paz, saúde física e metal, discernimento.  A alimentação utilizada na Medicina Ayurveda é de fácil adaptação em qualquer país, na grande maioria das filosofias indianas não há consumo de carne vermelha (gado) consome se muita fruta, vegetais e cereais.

Para conhecermos melhor a medicina indiana conversamos através de e-mail com Erick Schulz especialista em yoga e ayurveda com ênfase na cultura hindu e professor de Purva Karmas. Atualmente exerce o cargo de Secretário Honorário para a cidade de São Paulo da Federação Internacional de Yoga,  Vice-Presidente da ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda.

Como você se interessou pela cultura hindu?
Minha família, mais especialmente minha mãe, começou a estudar a cultura hindu ainda com 12 anos de idade e com 14 anos iniciou o seu estudo dentro da milenar escola ocultista hindu Suddha Dharma Mandalam. Nasci já dentro de uma família que estuda esta cultura e vive diariamente esta cultura. Minha mãe sempre me deixou bem livre para escolher o que realmente eu queria, da mesma forma as minhas irmãs, mas acabamos escolhendo o mesmo que ela e estamos até hoje, estudando e trabalhando na área.

O que é a medicina Ayurveda?
Podemos dizer que é a mais antiga medicina que existe documentada no mundo. É a forma indiana de buscar saúde ou, sendo mais preciso, a medicina tradicional da Índia.

Como se realizam as consultas ayurveda?
O que podem apontar (doenças, problemas emocionais)?
São muito parecidas com as habituais e conhecidas consultas da medicina tradicional ocidental (alopata). Através de uma analise profunda, é instituído o ser humano na sua forma original e após isso é visto se existe algum tipo de desarmonia no paciente. Existindo, aí sim, é denominada uma espécie de tratamento que pode incluir desde formas básicas de saúde, como alimentação adequada a cada ser humano, chás de ervas, compostos de ervas ou chegar no ponto de se realizar tratamentos profundos de desintoxicação, aulas de yoga, meditação, entre outros.

Como se realiza o tratamento?
Que atitudes uma pessoa praticante passa a ter?
O tratamento pode ser realizado de inúmeras formas. Primeiro tenho de explicar que cada pessoa vai ter um tratamento especializado, bem individualizado. As atitudes poderão ir desde formas simples de alimentação até a mudança de horários do seu dia-a-dia.

Atualmente você é vice-presidente da ABRA - Associação Brasileira de Ayurveda. Como funciona essa instituição?
A ABRA é uma associação que busca a união dos grupos de Ayurveda no Brasil. É uma instituição sem fins lucrativos, que promove e apóia eventos, cursos, ciclo de palestras e congressos brasileiros e internacionais.

Quais os elementos da cultura hindu que estão presentes, além da medicina Ayurveda, no seu modo de vida e ensinamentos?
Praticamente o nosso dia-a-dia é hindu, com alguma adaptação é lógico - não vou ficar saindo na rua de “Punjab” [roupa hindu] todo dia, vai parecer que vou num baile à fantasia -, a meditação, o yoga no seu formato psicofísico, estudos e modo de vida.

A Ayurveda é considerada "medicina alternativa"?
Existem muitos centros reconhecidos pela ABRA no país?
É considerada medicina alternativa, sim, o mercado é muito bom, vendo que o Ayurveda está em alta no Brasil, como o yoga também. A ABRA tem alguns pontos de Ayurveda bem importantes registrados em seus documentos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia entre outras cidades.

Quais os benefícios trazidos à qualidade de vida dos praticantes das medicinas hindu, assim como da cultura?
A qualidade de vida é total, mente sã, corpo são. Este velho ditado já diz tudo. A cultura hindu é muito grande, é muito complicado explicá-la aqui, em poucas linhas, pois existe muito mais muito material falando do assunto, e não podemos sair falando que a cultura hindu é a melhor do mundo, pois não é. Existem os seus defeitos como em qualquer outra.

Você vai para Índia com freqüência? Faz cursos lá?
Ainda não fui para a Índia. Sou um pouco contra ir para a Índia somente por ir, sem se preparar, sem entender a cultura. Me diga: o que uma pessoa que não conhece a cultura, não entende a língua, o que essa pessoa vai fazer lá? Ser apenas um turista? Sim, bem provável. Eu não quero ser somente um turista, vou para estudar dentro de universidades e escolas milenares, por isso estou me preparando para poder absorver o melhor possível daquele país.

Essa entrevista foi cedida a Flavia: aviayakemiv@hotmail.com
Entrevista concedida no ano de 2006

Prof. Erick Schulz

Erick foi criado nos moldes tradicionais do Sanatana Dharma (sabedoria Perene). Aos 15 anos de idade por influência de sua mãe e por decorrência da fundação do Instituto Naradeva Shala em 1994, começou a se aprofundar nos estudos do ayurveda e yoga. Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior. Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento. Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda. Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia. É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP. Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).
ayurveda, tri dosha, dosha, ayurvédica, medicina indiana


Mais Artigos



Mais Colunistas

Contato

Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala

Rua Coriolano, 169/171, São Paulo (próximo ao SESC Pompéia e ao Shop. Bourbon)

Telefone: 11 3862.7321 ou WhatsApp: 11 94748.9690 Email: atendimento@naradeva.com.br